Paixão pela FAUrb. Paixão pela Arquitetura

Paixão, patior, sentimento exacerbado, emoção: somos poetas.
Efêmera, sem medida, desmedida, apaixonada: golpe de graça.
Mas paixão somada a um projeto, vira estado normal, cotidiano, cotidiano transformador, cotidiano em transformação.

É com esse espírito que nos lançamos a esta campanha pela direção da Faurb e pedimos a contribuição de todos vocês com sugestões – desejos -, fundamentais para a construção de nosso plano de trabalho.

depoimentos

Deixe o seu...


"Se o Maurício Polidori aplicar à missão de dirigir a faculdade a mesma capacidade de trabalho, a mesma visão objetiva e honesta das coisas e o mesmo bom senso que demonstrou ter em todo o tempo que trabalhou comigo, estou certo que fará um grande bem à instituição e a seus membros."
Prof. PhD. Romulo Krafta, PROPUR Faculdade de Arquitetura - UFRGS, colaborador do PROGRAU.


"Estou completamente por fora da Faurb, mas acho uma baita dobradinha."
Arq. Urb. Alexandre "Xande" Maciel. Ex-aluno e ex-professor da FAUrb.


"Fiquei pensando na imagem do Maurício e me veio a imagem de quem não para. Transitando em várias frentes e aberto a variados assuntos. Cheio de tentáculos e multifacetado (no bom sentido da palavra). E, não a toa, o LabUrb parece uma aconchegante colcha de retalhos. Sejam retalhos na decoração, sejam nos assuntos, sejam nas pessoas. Retalhos de experiências; retalhos da troca de experiências de cada um, moldando cada ambiente, cada cenário, cada ser humano. Retalhos organizados que não sugerem uma simples colagem, mas a multiapropriação para construção de algo novo, diferente, receptivo e coletivo."
Arq. Urb. Christiano "Kico" Toralles. Ex-aluno da FAUrb (2002-2008), mestrando PROGRAU (2010-).


"Apoio!"
Arq. Urb. Samantha Diefenbach. Ex-aluna da FAUrb.


"O Maurício foi meu grande mestre na graduação. E o vi lutando pelo ensino de graduação com as únicas ferramentas que tinha: seu conhecimento e sua paixão pela arquitetura e especialmente pelo urbanismo. Acho que, com essas ferramentas preciosas que ele tem e "pilotando" a FAUrb, teremos aí nossa querida Faculdade cada vez melhor, melhor estruturada, reconhecida e alçando vôos cada vez mais altos! Meu total apoio ao Maurício e à Célia."
Arq. e Urb. Taiana Pitrez Tagliani. Ex- aluna da FAUrb (2003-2008).


"Sinto muita satisfação em saber o que está acontecendo por aí. O candidato Maurício Polidori tem o meu total apoio. Ele é muito competente, inclusive foi meu chefe quando fiz estágio na Prefeitura."
Arq. Evandro Lessa Voloski, ex-aluno da FAUrb, membro da Cooperação Técnica Internacional pela CEF


Tô dentro; Mesmo de longe qro participar; Acho a dupla sensacional. Meu orientador foi o Maurício pq escolhi fazer urbano. Se a escolha fosse arquitetônico, certamente seria a Célia. É como ARQUITETURA+URBANISMO ou URBANISMO+ARQUITETURA...Podem contar com meu apoio.
Gab Canielas. Artista, arquiteta e urbanista. Ex-aluna da FAUrb. http://gabcanielas.blogspot.com/

"Primeiramente quero dizer que gosto muito do vínculo que sempre mantive de amizade e acadêmico com vários colegas que estão no mail list. Depois, quero dizer que recentemente assumi a direção do Instituto de Ciências Humanas e, neste sentido, será um grande prazer poder contar com o Maurício nos embates políticos que virão pela frente. Assim, quero expressar meu apoio à candidatura do Maurício, pessoa a quem sempre admirei como colega e como profissional, pois tenho certeza de que a FAURB contará com o empenho e a dedicação que sempre lhe caracterizaram. Ainda mais contando com o apoio entusiasmado dos colegas que tem se manifestado."
Prof. Dr. Sidney Gonçalves Vieira, Departamento de Geografia, ICH, UFPel.

"Nos encontramos eu e o Maurício na Disciplina de Projeto 9 na FAUrb. Eu professor substituto e ele um professor experiente. Devo ao Maurício muito de minha constituição como professor, tanto por seu exemplo, como por sua generosidade e confiança em meu trabalho.
Nosso encontro - eu, ele e nossos alunos - ocorreu como uma cadeia infinita de ações, ações que permanecem. Não nos encontros sozinhos ou isolados de outras ações. Dessa forma, a razão de uma ação, é atribuída á outra ação, formando assim uma cadeia de ações.
O encontro nos leva a suspender e questionar nossos jeitos, sujeitos, juízos de valor, nosso cotidiano.
O impacto desse encontro é o que aciona essa suspensão, esse entretempo. É um rachar as coisas, rachar as palavras.
Nos desorganizamos, nos desregulamos de alguma forma. O encontro é o que nos obriga a pensar.
Tudo é apenas encontro no universo, bom ou mau encontro.
Nosso encontro: foi um bom encontro.
Por uma FAUrb construída por bons encontros apoio MAURÍCIO+CÉLIA para a diração 2011."
Prof. Dr. Eduardo Rocha, FURG/Escola de Engenharia/Expressão Gráfica. (ex-professor da FAUrb)

"Planejamento, organização e disposição para o trabalho vão proporcionar um novo impulso ao ensino, à pesquisa e à extensão.
Espírito de camaradagem, entusiasmo e diálogo constante levarão a um ambiente de amizade e cooperação.
Capacidade de interação com administrações municipais e com outras instituições e organizações não governamentais ampliarão o espaço de atuação da FAUrb.
A comunidade da FAUrb merece esse salto de qualidade.
MAURÍCIO E CÉLIA NA DIREÇÃO!
A UFPel, a cidade e a região agradecem por essa decisão."
Eng. Horácio Passos de Oliveira - 20/10/2010

"O Slogan da campanha já denuncia a sede que o Maurício carrega dentro de si. Sensacional: PAIXÃO!! Esse TESÃO visceral pela arquitetura e pelo ensino. Essa capacidade de concretizar realizações e sonhos na esfera acadêmica, pública, política. Foi um grande mestre, tutor, espelho e amigo. Aquele que não nos dava as respostas, mas nos ensinava as fazer as perguntas. Fazer pensar. Pensar. Movimentar. Quisera eu ter a oportunidade de retornar à tripulação faurbiana e ver um líder desse na direção. Acompanharei de longe na torcida. Fraternal abraço," 
Miguel Cañas Martins - ex-aluno, ex-petiano, ex-ceau (FAUrb 97-02).

"Lembro de um fato pequeno que aconteceu quando eu estava no início da Faculdade: o Maurício me mandou um e-mail com um texto que falava sobre a relação entre Arquitetura e Dança (já que sou bailarina também). Aí me senti acolhida, lembrada, importante e vi que ele era apaixonado por aquilo que fazia. Poucos são éticos e comprometidos como ele, interessados no conhecimento e crescimento de cada aluno. Maurício trata cada pessoa de uma maneira única, respeitando as particularidades de cada um e sempre querendo aprender com qualquer pessoa que passe pela sua vida. É de pessoas assim que o mundo precisa, como a FAUrb não precisaria?"
Débora Allemand (Deka) - aluna FAUrb UFPel

"Ao ficarmos sabendo, através de amigos, de que nosso filho Maurício iria concorrer juntamente com a professora Célia, à Direção da FaUrb, nosso coração ficou invadido de uma intensa alegria, não somente pelo fato de eles poderem ganhar a eleição, mas pela oportunidade de darem a eles, concorrer a um pleito democrático, onde livremente, todos da Faculdade poderão expressar sua opinião.
Sobre as qualidades do Maurício, nem precisamos discorrer: filho maravilhoso, inteligente, carinhoso, honesto, enfim, todas as qualidades do ser humano do bem. Como professor, colega e amigo, deixamos para que falem os que com ele convivem.
Estamos torcendo por essa chapa, que se for vitoriosa, fará um bem imenso a toda a Faculdade, pois será justa, parceira e todos irão constatar que ele é mesmo "o cara".
Como Pai e Mãe do Maurício, estamos felicíssimos por ele e a profª Célia estarem concorrendo e esperamos que prevaleça o bom senso, para comemorarmos juntos essa extraordinária vitória."
Lili e Rubens. Pelotas, 25/10/2010.

"O Maurício é um mestre, no pleno sentido da palavra. Professor, orientador, amigo, me guiou durante todo o meu período acadêmico e até hoje continua sendo fonte de inspiração e admiração.  É um líder de verdade, que inspira o que tem de melhor em cada um que passa por ele...  Acredito que cada aluno que conviveu com o Mauricio teve transformado o seu olhar para a cidade, encantado com paixão que ele tem pelo o urbanismo, pela arquitetura, pelo coletivo. Não tenho dúvidas de que como diretor da FAUrb vai ajudar a construir uma faculdade cada vez mais sólida mas inovadora, forte mas flexível...
Votem no Maurício e na Célia!!"
Juliana Gadret da Silva, arquiteta e urbanista, graduada pela FAUrb em 2007.

"Pessoal 
O debate confirmou o que eu esperava: Mauricio e Célia apostaram na necessidade de mais dinamismo na Faurb , demonstrando que o diretor (e vice) não devem ser só administradores, mas um articuladores de um real sentido de uma escola de Arquitetura. É pelas prioridades e escolhas da direção que aparece a "cara da FAUrb". 
Gostei muito da defesa das propostas e principalmente da sintonia entre eles e do comprometimento de vários professores que vieram se solidarizar com a chapa e apresentar sugestões para o debate. 
Por parte dos alunos deu pra ver crescer a empolgação e verificar que muitos votos estão mudando após o debate para Mauricio e Célia. 
Não deixem de participar... até as eleições."
Lígia "Biloca" Chiarelli - professora de projeto IV e Teoria VII (afastada para o Doutorado)

"O Maurício é um mestre, no pleno sentido da palavra. Professor, orientador, amigo, me guiou durante todo o meu período acadêmico e até hoje continua sendo fonte de inspiração e admiração.  É um líder de verdade, que inspira o que tem de melhor em cada um que passa por ele...  Acredito que cada aluno que conviveu com o Mauricio teve transformado o seu olhar para a cidade, encantado com paixão que ele tem pelo o urbanismo, pela arquitetura, pelo coletivo. Não tenho dúvidas de que como diretor da FAUrb vai ajudar a construir uma faculdade cada vez mais sólida mas inovadora, forte mas flexível...Votem no Maurício e na Célia!!"
Juliana Gadret da Silva, ex-aluna

"Apóio Maurício e Célia porque compreendo que o papel do diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo transcende, em muito, o seu papel de administrador:  é abrir caminhos, tecer as ligações e ocupar os espaços que nossa profissão demanda, o que a direção atual deixou a desejar.
Entendo que os dois têm toda a competência e a garra para ocupar este cargo.
CABEÇA NAS NUVENS E OS PÉS NO CHÃO!!!
MAURÍCIO E CÉLIA PARA FAURB!"

Profª Nirce Saffer Medvedovski, FAUrb/UFPel


"Um bom dia ensolarado para todos!!
Mesmo de longe tenho acompanhado todo o processo! lendo todos e-mails, querendo saber do debate...etc!
Afinal foi na FAUrb que fiz minha formação, onde desacomodei e fui desacomodada. Tive o Maurício e a Célia como orientadores em inúmeros trabalhos e com ambos aprendi a  superar desafios e a ter autonomia.
Com o Maurício tudo sempre se tornava possível através de um sonho, sendo este displinado e com metas!
A Faurb tem tudo para ser um espaço diferenciado e destacado para o ensino da arquitetura e do urbanismo no país, SIM!!!
Sim, a Nirce nos apoiou na greve de 2006, estive presente em todo período de greve, e ainda hoje a faculdade recebe melhorias em função de reivindicações do passado, que nós naquela época, enquanto estudantes, não tivemos o privilégio de ter, mas buscamos deixar para os que na faculdade ingressassem.
Repetindo, mesmo de longe: CABEÇA NAS NUVENS E OS PÉS NO CHÃO!!! MAURÍCIO E CÉLIA PARA FAURB"

Manoela Py, arquiteta e urbanista, ex-aluna da FAUrb

5 comentários:

  1. "Nos encontramos eu e o Maurício na Disciplina de Projeto 9 na FAUrb. Eu professor substituto e ele um professor experiente. Devo ao Maurício muito de minha constituição como professor, tanto por seu exemplo, como por sua generosidade e confiança em meu trabalho.
    Nosso encontro - eu, ele e nossos alunos - ocorreu como uma cadeia infinita de ações, ações que permanecem. Não nos encontros sozinhos ou isolados de outras ações. Dessa forma, a razão de uma ação, é atribuída á outra ação, formando assim uma cadeia de ações.
    O encontro nos leva a suspender e questionar nossos jeitos, sujeitos, juízos de valor, nosso cotidiano.
    O impacto desse encontro é o que aciona essa suspensão, esse entretempo. É um rachar as coisas, rachar as palavras.
    Nos desorganizamos, nos desregulamos de alguma forma. O encontro é o que nos obriga a pensar.
    Tudo é apenas encontro no universo, bom ou mau encontro.
    Nosso encontro: foi um bom encontro.
    Por uma FAUrb construída por bons encontros apoio MAURÍCIO+CÉLIA para a diração 2011."
    Prof. Dr. Eduardo Rocha, FURG/Escola de Engenharia/Expressão Gráfica

    ResponderExcluir
  2. Horácio Passos de Oliveira20 de outubro de 2010 às 06:51

    Planejamento, organização e disposição para o trabalho vão proporcionar um novo impulso ao ensino, à pesquisa e à extensão.
    Espírito de camaradagem, entusiasmo e diálogo constante levarão a um ambiente de amizade e cooperação.
    Capacidade de interação com administrações municipais e com outras instituições e organizações não governamentais ampliarão o espaço de atuação da FAUrb.
    A comunidade da FAUrb merece esse salto de qualidade.
    MAURÍCIO E CÉLIA NA DIREÇÃO!
    A UFPel, a cidade e a região agradecem por essa decisão.

    Eng. Horácio Passos de Oliveira - 20/10/2010

    ResponderExcluir
  3. O Slogan da campanha já denuncia a sede que o Maurício carrega dentro de si. Sensacional: PAIXÃO!! Esse TESÃO visceral pela arquitetura e pelo ensino. Essa capacidade de concretizar realizações e sonhos na esfera acadêmica, pública, política. Foi um grande mestre, tutor, espelho e amigo. Aquele que não nos dava as respostas, mas nos ensinava as fazer as perguntas. Fazer pensar. Pensar. Movimentar. Quisera eu ter a oportunidade de retornar à tripulação faurbiana e ver um líder desse na direção. Acompanharei de longe na torcida. Fraternal abraço,

    Miguel - ex-aluno ex-petiano ex-ceau (FAUrb 97-02).

    ResponderExcluir
  4. Lembro de um fato pequeno que aconteceu quando eu estava no início da Faculdade: o Maurício me mandou um e-mail com um texto que falava sobre a relação entre Arquitetura e Dança (já que sou bailarina também). Aí me senti acolhida, lembrada, importante e vi que ele era apaixonado por aquilo que fazia. Poucos são éticos e comprometidos como ele, interessados no conhecimento e crescimento de cada aluno. Maurício trata cada pessoa de uma maneira única, respeitando as particularidades de cada um e sempre querendo aprender com qualquer pessoa que passe pela sua vida. É de pessoas assim que o mundo precisa, como a FAUrb não precisaria?
    Débora Allemand (Deka) - aluna FAUrb UFPel

    ResponderExcluir
  5. Lili e Rubens disseram...
    Ao ficarmos sabendo, através de amigos, de que nosso filho Maurício iria concorrer juntamente com a professora Célia, à Direção da FaUrb, nosso coração ficou invadido de uma intensa alegria, não somente pelo fato de eles poderem ganhar a eleição, mas pela oportunidade de darem a eles, concorrer a um pleito democrático, onde livremente, todos da Faculdade poderão expressar sua opinião.
    Sobre as qualidades do Maurício, nem precisamos discorrer: filho maravilhoso, inteligente, carinhoso, honesto, enfim, todas as qualidades do ser humano do bem. Como professor, colega e amigo, deixamos para que falem os que com ele convivem.
    Estamos torcendo por essa chapa, que se for vitoriosa, fará um bem imenso a toda a Faculdade, pois será justa, parceira e todos irão constatar que ele é mesmo "o cara".
    Como Pai e Mãe do Maurício, estamos felicíssimos por ele e a profª Célia estarem concorrendo e esperamos que prevaleça o bom senso, para comemorarmos juntos essa extraordinária vitória.
    Pelotas, 25/10/2010

    ResponderExcluir