Paixão pela FAUrb. Paixão pela Arquitetura

Paixão, patior, sentimento exacerbado, emoção: somos poetas.
Efêmera, sem medida, desmedida, apaixonada: golpe de graça.
Mas paixão somada a um projeto, vira estado normal, cotidiano, cotidiano transformador, cotidiano em transformação.

É com esse espírito que nos lançamos a esta campanha pela direção da Faurb e pedimos a contribuição de todos vocês com sugestões – desejos -, fundamentais para a construção de nosso plano de trabalho.

ano1.do DEVIR

reaproximação ao campo disciplinar da arquitetura e urbanismo


TEMPOS DE DEVIR :: a FAUrb e sua direção vão assumir o campo disciplinar da arquitetura e urbanismo, aproximando a posição institucional dos pensamentos, práticas e políticas dedicados às questões do espaço, do ambiente, da sociedade, da cidade, da paisagem e das edificações, bem como da atuação profissional; uma faculdade de arquitetura e urbanismo deve ser uma unidade diferenciada, posto que conjuga permanentemente arte com ciência, sentir com saber, intuitividade com cientificidade, ambiente com tecnologia; por isso a Direção da FAUrb vai redirecionar nossa Faculdade para o que queremos, para o que nos emociona e nos faz sentir o arrepio de estudarmos arquitetura, com criatividade, irreverência e alegria; também vai promover o debate pare esclarecer qual o papel que exercem os conteúdos das engenharias, das ciências humanas e das artes devem exercer no dia-a-dia da arquitetura e do urbanismo, para o reconhecimento do próprio campo disciplinar.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Ano da tomada de posição, do delineamento para um futuro desejado.

Atividades de auto-conhecimento
Seminários, Workshops, Brain-storms, Painel Interativo de Corredor(PIC)
(pontuais, temáticas e rápidas - sempre com um produto síntese de retorno para a comunidade FAUrb)
Diagnóstico dos problemas a serem enfrentados. Reconhecimento das potencialidades não exploradas. Investigação dos desejos e vontades da comunidade em termos do perfil de arquitetura e urbanismo que almejamos.
Atividades de reconhecimento de outras realidades
Palestras, Viagens, Vídeos, Depoimentos
(como cada campo do saber comparece na formação de um arquiteto urbanista)
Trazer outras formas de ver a arquitetura e urbanismo. Outras experiências de ensino. Outras formas de fazer e ensinar projeto. Experiências diferenciadas nas atividades de ensino em suas diversas áreas de conhecimento para a arquitetura e urbanismo.
Cada atividade deve trazer como subsídio auxiliar uma análise crítica de carga horária por área dos conhecimento e estrutura básica curricular do curso onde está inserida a experiência de ensino. A ser feito por uma equipe de apoio e exposto junto a atividade realizada, garantindo uma visão pontual e geral ao mesmo tempo.
Atividades de delineamento de um perfil
Seminários, ...
(atividade síntese de fechamento do ano)
Traçar o perfil de arquitetura e urbanismo que deve ser perseguido. Definir estratégias para alcançar os objetivos traçados. Definição de um cronograma de atividades e prioridades para o ano seguinte.
Atividades de adequação física e ambiência
Concurso de Idéias, Programa de Necessidades Interativo, Atividades de Extensão, Busca de Recursos
(ter uma cara de faculdade de arquitetura e urbanismo)
Adequação das salas de aula para o ensino de arquitetura e urbanismo dentro da realidade atual - notebooks e datashow requerem especificidades nas instalações e controle de luminosidade dos espaços. Transformação dos espaços de uso comum em locais de convívio efetivo, de permanência e contato com os outros. Garantir a realização de atividades de apoio nos espaços de uso comum - lazer, descanso, estudo, alimentação.
Contato físico com o PROGRAU. Ambiência não institucional. Apropriação efetiva dos espaços disponíveis.

Um comentário:

  1. Entendo que o ano 1 é o ano do divã, da análise e reflexão. Autoconhecimento.
    Ying.
    Pensar sobre o que se é atualmente e o que se quer ser. Que faculdade somos. Que faculdade queremos ser.
    Acho que aqui é o locus virtual para começar a redesenhar e construir nossa identidade como Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
    Lanço o desafio, definam: quem somos e o que queremos?

    ResponderExcluir